Adicionalmente às condições de trabalho, prevenir os riscos psicossociais no ambiente organizacional deve incluir a aprendizagem como meio de fomentar práticas de cuidados nos processos cotidianos. As formações promovidas pela Práxis priorizam o modelo expansivo de saber-fazer, ou seja, se aproximam da realidade das pessoas e estimula-as a construir novos sentidos para a organização de suas condutas frente aos desafios, relações e possibilidades diárias.
Ao vincular-se com o programa de formação expansiva em saúde mental no trabalho, as pessoas conveniadas têm acesso virtual à um conjunto de vídeo-aulas combinadas com atividades de observação e transformação cotidianas. Os conhecimentos desenvolvidos assumem linguagem dinâmica e interesse prático. São saberes abertos ao diálogo com a realidade e direcionados à ampliação da agência frente às situações geradoras de desgastes à saúde mental.
Dentre os temas das formações expansivas se incluem: relação trabalho-vida, motivos, tarefas, escolhas, disposição, identidade, hábitos, imprevistos etc. Como se percebe, a prioridade não é o saber conceitual, mas a produção de ferramentas cognitivas que impulsionem a troca de conhecimentos e a produção conjunta de possibilidades.