AMBIENTE DE
DESENVOLVIMENTO
DA ATIVIDADE

logo

A partir do Inventário de Riscos e Cuidados com a Saúde Mental nas Situações de Trabalho (IRC_SMST) é possível apontar indícios de como as vivências cotidianas encontram-se dinamizadas ou constrangidas por dimensões psicossociais do trabalho. Os resultados não identificam os respondentes, mas serão organizados por setor, cargo e tempo de empresa. O ambiente de aplicação é a plataforma digital da Práxis onde cada pessoa pode acessar os seus resultados de forma particular e os gestores podem acessar os resultados agrupados.

A aplicação do instrumento gera indicadores organizados em quatro zonas de prevalência: riscos acentuados, riscos moderados, cuidados moderados e cuidados acentuados. Após o levantamento as devolutivas são realizadas individualmente para as lideranças de cada setor. Tais encontros mobilizam reflexões sobre possíveis desenvolvimentos para aquilo que potencializa ou desgasta a saúde mental das pessoas Os itens e os parâmetros de análise do IRC_SMST são fundamentados na conjunção de bibliografias e regulamentações nacionais que tematizam a saúde mental de trabalhadores.

Na investigação destacam-se a perspectiva concreta das vivências do sujeito no intercurso de compromissos, condições ambientais, coordenação, tempo, comunicação, propósito, experiências, valores e outros. O IRC_SMST não afere diagnostico psicológico individual. No entanto, seus resultados individuais devem ser considerados como elementos de análise nos atendimentos psicológicos individuais organizados pela equipe profissional da Práxis. Tais reflexões podem ser futuramente aprofundadas em cada equipe, a partir do Protocolo para o Desenvolvimento do Trabalho em Equipe (PRODETE), outra estratégia realizada pela Práxis.

Como funciona
imagem 1 imagem 2 imagem 3

CONTATE-NOS