AMBIENTE DE
DESENVOLVIMENTO
DA ATIVIDADE

logo

Existem situações no trabalho em que a saúde mental está diretamente ligada à qualidade do serviço em equipe. Nestes casos, nem o ambiente seguro e nem os conflitos pessoais são as causas mais presentes para os desgastes mentais no cotidiano das relações. Mesmo com os cuidados individuais, os desgastes podem ser causados por problemas na organização coletiva das pessoas em torno dos processos produtivos.

Situações como resistências pessoais, impedimentos, falta de autonomia, divisão inadequada, disputas e mudanças têm impactos na efetividade do trabalho e demandam intervenções que construam entendimentos comuns sobre os problemas e possíveis soluções. Em geral, o líder da equipe não consegue fazer essa intervenção sozinho por já representar uma figura de controle e parte interessada na cadeia do sistema de atividades. Há necessidade que tal desenvolvimento aconteça a partir de uma intervenção conduzida por profissional externo à equipe.

Para estas situações a Práxis propõe o Protocolo para Desenvolvimento do Trabalho em Equipe (PRODETE). Trata-se de uma intervenção de dois meses em grupos homogêneos com base nas clínicas do trabalho e nas mediações do laboratório da mudança. O PRODETE tem como objetivo a mobilização do poder de agir coletivo em equipes. Para tanto, se concretizam em cinco etapas interdependentes de diálogos e co-análise do trabalho. No período entre os encontros os participantes registram suas observações em dispositivos dialógicos próprios. Este serviço é adequado para equipes que demandem a vitalização das atividades, a construção de referenciais comuns, a ampliação da efetividade e a valorização humana.

Como funciona
imagem 1 imagem 2 imagem 3

CONTATE-NOS