Como estratégia de atender as demandas de pessoas interessadas em conscientizar a dinâmica concreta de sua configuração subjetiva a Práxis sistematiza atendimentos em torno do Protocolo de Atenção o às Vivências Dramáticas da Ação (PRAVIDA). O protocolo é mediado por profissional psicóloga/o habilitada/o em auxiliar na percepção, compreensão e atuação das pessoas em meio aos conflitos nos ambientes de trabalho, da família e demais redes de sociabilidade. O foco nas vivências dramáticas consiste na objetividade das escolhas mais urgentes em determinado momento da vida.
O PRAVIDA pode ser realizado de forma remota ou presencial e se concretiza em até cinco atendimentos individuais de 50 minutos. Para favorecer o desenvolvimento psicológico o protocolo utiliza instrumentos de projeção que auxiliam a identificar elementos de contexto, significados e afetos em cada situação.
Do ponto de vista teórico-metodológico o PRAVIDA se alinha à Psicologia Concreta, à Psicologia Histórico-Cultural e a Psicopatologia do Trabalho. Para nós, o ambiente clínico é um espaço intencional de desenvolvimento psicológico, tendo como via funcional a atividade prática em constante interação consigo mesma, com pessoas e objetivos. A prática clínica com trabalhadores observa que nem sempre as situações problemas estão localizadas no funcionamento da personalidade, mas sim na união de compromissos enfrentados dentro e fora do trabalho.